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O Que é Marketing 4.0 e Como Aplicá-lo na Sua Empresa ou no Seu Negócio

Iniciando…

Este é o termo que foi cunhado para tratar sobre marketing digital. O pai do marketing digital, Philip Kotler, em uma de suas publicações, nos mostra uma era na qual os consumidores estão procurando por serviços e produtos na internet, em busca de conteúdos de qualidade e com a relação cliente/empresa extremamente pessoal.

Internet está na nossa vida

Sabemos que a internet, hoje, se tornou parte da vida pessoal e profissional, com uma tendência cada vez maior de estar presente, influenciar e/ou impactar as vidas das pessoas. Pelos últimos dados estatísticos de 2018, pesquisados pelo IBGE, o Brasil já possui mais de 116 milhões de usuários da internet. Com o crescimento cada vez mais acelerado e as possibilidades também cada vez mais abrangentes desse meio, o marketing não teve escolha: precisou se adequar a este modo de consumo e vem se aperfeiçoando a cada dia.

Relacionamentos próximos e pessoais

Segundo Philip Kotler, hoje, estamos mergulhados em uma nova etapa do marketing. Ele define que as marcas necessitam estar preparadas para esse relacionamento cada vez mais próximo e pessoal com os clientes, sabendo que estes buscam não só produtos, mas conhecimentos, conteúdos de qualidade e troca de aprendizado.

A conexão

Uma boa conexão entre os canais de marketing e a integração é fundamental, significando que não devemos esquecer o marketing tradicional. Os dois se completam, tornando as estratégias assertivas, eficazes e que retornem vendas.

Então, o que é Marketing 4.0?

Podemos dizer que o Marketing 4.0 é o marketing mais humano, mais próximo às pessoas do que o marketing tradicional. Entretanto, é preciso ter em mente que este sentimento de proximidade deve ser levado em consideração, tais quais as transformações sociais e digitais, as tendências e, essencialmente, a procura por conteúdos de qualidade.

Marketing 4.0 + 3 efeitos

Existem três pontos básicos que orientam esta estratégia: o Google, as Redes Sociais e os Serviços, segundo Philip Kotler.

  1. O Google

Aqui, devemos nos atentar a como os motores de pesquisa (buscadores) estão cada vez mais exigentes e sofisticados. Ou seja, para tirar vantagens dessa tecnologia, é preciso ter um site adequado a elas. Fazer uso da estratégia de SEO para criar e otimizar conteúdos e páginas, ajudam a trazer tráfego orgânico mais qualificado.

A criação de conteúdos é outro fator a ser observado, visto que as pessoas, os consumidores, procuram por empresas ou negócios que possam lhes oferecer algo realmente útil e que solucione os seu problemas e/ou dores.

  • Rede Sociais

Nas Redes Sociais, devemos olhar para as chances de incrementar o alcance e a visibilidade da empresa ou do negócio com investimentos menores. E, como se sabe, a proximidade com os consumidores é grande.

  • Serviços

Aqui, o autor se refere às possibilidades que a internet proporciona à expansão dos serviços. Pegando exemplos, podemos citar a NetFlix, Uber, Spotfy e outros aplicativos desta linha. Podemos pensar que aplicativos e empresas trazem a proposta de facilitar a vida dos consumidores, o que é um dos pontos principais do Marketing 4.0. Esta facilidade de ter os serviços na ‘ponta do dedo’ diminui os custos e otimiza o contato com os consumidores, fazendo-os se sentirem valorizados.

A aplicação do Marketing 4.0 no seu negócio

Desde que você tenha entendido até aqui o conceito de Marketing 4.0, podemos começar a falar da aplicação na sua empresa ou no seu negócio, conhecendo algumas estratégias principais:

  1. A criação de perfis nas redes sociais
  2. A criação de conteúdos com qualidade
  3. A implementação das técnicas de SEO
  4. Possuir um site responsivo adequado aos dispositivos móveis
  5. Ter sempre as informações atualizadas (telefone, endereço, horário de atendimento etc.) em todos os canais que sua empresa ou negócio tem um perfil
  6. Estipular uma frequência de postagens nas redes sociais
  7. Conhecer seu público-alvo e como dialogar com ele
  8. Interagir com o público nas redes sociais, respondendo comentários, fazendo enquetes, solicitando sugestões etc.
  9. Pensar em estratégias de aproximar o público e otimizar suas experiências como oferecer aplicativos que deem brindes, caso as pessoas cheguem a algum objetivo ou quem chegar primeiro
  10. Arranjar maneiras para que os consumidores economizem tempo, oferecendo soluções que facilitem a vida destes (lembre-se, aqui, dos aplicativos de bancos e cartão de crédito)
  11. Humanize sua empresa ou negócio (crie uma personificação da sua marca), bem como humanize seu atendimento. Isso faz com que seus clientes se sintam acolhidos, próximos e identificados com o seu negócio

Conselho final

Tenha sempre estas estratégias principais ativas na sua mente para aplicá-las na sua empresa, assim como fique sempre atualizado em relação às novidades digitais, pois o que é bastante usado hoje, rapidamente é substituído por algo mais moderno e prático.

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